Segundo pesquisas com os próprios consumidores do produto, 80% das pessoas que fazem o uso estão satisfeitas com o resultado da Hidroquinona. Mas será que vale mesmo a pena? Confira o que nossa equipe do Planeta Neon achou do produto.
A rotina de limpeza de pele ou skincare, como preferir, caiu no gosto do público feminino, já que nos últimos anos esse nome passou a ganhar muita força e claro, incentivando mais pessoas a adotarem essa rotina de cuidados.
Com tanta gente falando sobre skincare o que as empresas mais passaram a fazer é fabricar produtos de pele com as mais infinitas possibilidades e tratamentos, sendo o objetivo deixar a pele com aspecto mais limpo e bonita.
O problema é quando esses rituais diários não surtem o efeito desejado e quando você vê já gastou muito dinheiro para tentar cobrir aquela mancha que tanto te incomoda na pele.
Mas será que a Hidroquinona vale a pena?
A Hidroquinona tem se provado um ótimo custo benefício em se tratando de manchas na pele, já que trata manchas com foco principalmente em melasma, tendo excelente efeito de clareamento na pele e tendo na versão creme, gel, sérum, pomada e solução atendendo todos os gostos e texturas que as pessoas costumam preferir.
Mas é muito importante que ao usar se tenha certo cuidados para evitar problemas. Leia até o final para usar com segurança.
Conteúdo:
O que é a Hidroquinona?
A Hidroquinona é um remédio clareador de manchas também conhecido como despigmentante que tem a função de clarear diversos tipos de manchas na pele, entre os mais frequentes principalmente no período de gestação é o melasma e trata também manchas de sardas e qualquer outro tipo de hiperpigmentação.
(falar mais um pouco)
Quais os pontos positivos de usar Hidroquinona?
O primeiro ponto importantíssimo é a variedade de opções da Hidroquinona. Tem na versão creme, gel, sérum, pomada e solução atendendo todos os gostos e texturas que as pessoas costumam preferir.
A versão dele mais leve, ou seja menos concentrada encontra- se na opção em creme, por ser mais leve a porcentagem também é mais baixa sendo em 2%.
Porcentagens mais altas como por exemplo a de 4%, tem que ser solicitada no balcão da farmácia por um farmacêutico com receita médica. Esta opção é para casos específicos com manchas mais difíceis de sair. Outro ponto plenamente satisfatório é o tempo de tratamento, nas primeiras semanas já é possível notar uma grande melhora.
Efeitos colaterais por uso de Hidroquinona
Sabemos que todo medicamento está sujeito a ter efeito colateral, certo?
Com Hidroquinona não seria diferente justamente por ser aplicada diretamente na região onde tem mancha, pode acontecer de simplesmente alguns tipos de pele não absorver e rejeitar a substância causando muita vermelhidão no local onde foi aplicado o produto.
Podem ocorrer também episódios de secura na pele, principalmente em pessoas que têm a pele mais seca, entre outros sintomas são bolhas, descoloração da pele em tom de marrom ou azulado e rachaduras.
Atenção aos fatores de risco
Para não comprometer os resultados com o uso da Hidroquinona é muito importante evitar fontes de calor como o secador de cabelo, chapinha e calor do fogão com uso diário, lembrando que cidades onde o clima costuma ser predominantemente mais quente não é recomendável o uso da Hidroquinona por ser fotossensível ela não reage bem com substâncias que produzem calor e pode prejudicar em aparecer todas as manchas que já foram amenizadas.
“Decisão tomada, destino aceito”
Renilmar Fernandes
Vimos neste artigo diversas informações sobre a Hidroquinona e a intenção era justamente deixar o leque de possibilidades aberto entre benefícios ou malefícios que ela tem, fica a critério de cada pessoa fazer o uso ou não considerando essas informações.
O fato é que a Hidroquinona é um medicamento milenar, polêmico e amado por uns, criticado por outros. A questão é que ela promete clarear manchas, mas não trata, apenas ameniza os sinais, portanto, precisa pesar na balança o grau de suas manchas e fazer uma avaliação, para isso é muito importante consultar o médico dermatologista.
Agora que você já sabe tudo sobre Hidroquinona, abaixo vamos listar algumas dicas para complementar este tratamento com uma skincare caseira caso opte por não usar Hidroquinona.
Como Usar?
Bônus: Outros Produtos Caseiros eficientes para amenizar manchas na pele
Se você ainda não está convencido da Hidroquinona funciona, separamos algumas outras formas de você clarear manchas na sua pele:
- Babosa – ou aloe vera é uma planta natural que proporciona um efeito relaxante para a pele, promove alto poder de hidratação e é indicado para todos os tipos de pele ajudando a clarear gradativamente. Para fazer o uso é só cortar a folha e retirar o gel de dentro, deixar agir por cerca de 20 minutos e repetir o processo pelo menos 3 vezes na semana.
- Bicarbonato de Sódio – Esse é um dos produtos mais versáteis que existe, possui muitas funcionalidades e entre elas também está a função de clareador de manchas. Tem poder esfoliante agindo mais profundamente na camada da pele clareando áreas mais escuras. A forma de uso é diluir em agua até ficar em forma de pasta após, passar no rosto e deixar agir por até 5 minutos.
- Pomada Bepantol ou Hipoglós – Um dos produtos mais clássicos e também como inúmeras funções, esses dois produtos possuem um efeito incrível de hidratação e melhora significativa em manchas de pele. Seu uso é recomendável a noite antes de dormir pois ambos possuem coloração.
- Óleo de rosa mosqueta – A muito anos no mercado esse é um produto bastante tradicional e muito aprovado entre os consumidores. Ele possui ação antioxidante e tem vitamina C na composição clareando as manchas principalmente o melasma. Seu uso tem que ser diário pois é produto que requer mais aplicações para que os resultados surjam.
Você conhecia essas dicas de produtos? Se algum deles for útil deixe nos comentários.
Aproveite para ficar por dentro da leitura sobre ácido hialurônico e acesse o link abaixo.
Formada em psicologia, apaixonada por tendências, perfume e cosméticos. E que ama dividir e compartilhar dicas e conhecimentos sobre esse planeta que é tão neon.