Como Fazer o Cronograma Capilar Sem Erro

Você tem alguma dúvida na execução de um cronograma capilar? Não deixe de conferir esse post e aprenda de uma vez por todas em como fazer cronograma capilar sem erro.

Os cabelos são o molde de nosso rosto, e é por isso que cada vez mais a indústria capilar surge com muitas inovações para promover um maior tratamento e beleza nas madeixas.

Por esse motivo, o cronograma capilar começou a cair nas graças de todas aquelas que desejam ter belos cabelos. O cronograma capilar é composto por uma rotina detalhada de cuidados com os cabelos, afim de recuperar a vitalidade dos fios.

Para que o cronograma capilar seja feito da maneira correta, é preciso dividir em etapas de: hidratação, reconstrução e nutrição. Para que cada etapa seja respeitada, é preciso usar o produto adequado para obter o resultado desejado.

Neste post, irei ajudar você a deixar seus cabelos lindos, fazendo o cronograma capilar sem erro, explicando a importância de cada etapa e indicando os produtos a serem usados em cada etapa.

3 etapas do cronograma capilar

Iremos dividir as etapas do cronograma capilar para ficar mais fácil o entendimento e a execução dele.

Hidratação

A etapa chamada de hidratação talvez seja a etapa mais conhecida e ela busca repor a água do fio, que é naturalmente perdida em nosso dia a dia. Essa etapa é muito mais frequente nos cronogramas capilares.

Você deverá escolher para essa etapa alguns produtos que contenham princípios ativos como: ceramidas, vitaminas, d-pantenol, babosa, entre outras. Cremes à base de frutas também são ótimas opções.

Reconstrução

Essa etapa, a reconstrução, não deve ser feita com muita frequência, isso porque é por meio dessa etapa que você irá repor as proteínas e aminoácidos que os fios têm naturalmente, mas que são perdidos devido a tratamentos químicos ou até mesmo a agressões externas, como a exposição ao sol e ao cloro.

Para escolher máscaras para essa etapa do cronograma capilar você deverá ficar de olho naquelas que possuem em sua formulação elementos como colágeno e queratina. Processos de cauterização também põem entrar nessa etapa do cronograma. Os fios podem ficar um pouco rígidos após a lavagem, mas isso dura pouco tempo.

Nutrição

Por último, temos a etapa da nutrição, é nessa etapa em que os componentes lipídicos dos fios são recuperados. Os fios já possuem uma oleosidade natural, no entanto, ela pode se concentrar mais na raiz e um pouco no comprimento, mas quase nunca chega até as pontas.

É por meio do processo de nutrição, que o equilíbrio da oleosidade capilar será restaurado. A escolha dos seus produtos para essa etapa deverá conter produtos à base de óleos e/ou manteigas, por exemplo, azeite de oliva, óleo de rosa mosqueta, óleo de coco, óleo de rícino, entre outros.

É nesta etapa que a umectação dos fios pode ser realizada, de uma forma geral, você aplica no comprimento e nas pontas um óleo vegetal. Coloca uma touca de cetim e deixa agir por no mínimo duas horas, depois lava e finaliza normalmente.

Montagem do cronograma capilar

De nada adianta você saber as etapas de um cronograma capilar, se você não consegue entender como executar em seus cabelos.

Cada etapa citada no parágrafo anterior deverá ser intercalada de acordo com cada tipo de cabelo e com as necessidades dos fios.

Mas é claro que de uma forma geral, trouxemos aqui um cronograma capilar que funciona para todas as pessoas que desejam que seus fios melhorem a aparência.

Observe o cronograma capilar que trouxemos a seguir.

  • semana 1 — hidratação, hidratação, nutrição;
  • semana 2 — hidratação, hidratação, nutrição;
  • semana 3 — hidratação, hidratação, reconstrução;
  • semana 4 — hidratação, hidratação, nutrição.

Nesse cronograma, levamos em conta que o cabelo será lavado três na semana, ou seja, o intervalo entre as lavagens é de um ou dois dias. É claro que você pode alterar essa quantidade de lavagens de acordo com a sua rotina diária.

Uma dica importante que damos a você é que não se deve realizar uma etapa do cronograma em um dia e no mesmo dia ou no seguinte realizar outra. Você deverá dar pelo menos um dia de descanso para que os fios estejam prontos a receber outra etapa do cronograma.

Quando devo fazer um cronograma capilar?

A realização de um cronograma capilar pode e deve ser feita por qualquer pessoa, inclusive aquelas que possuem cabelos que nunca passaram por procedimentos químicos. Cacheadas, lisas, crespas, coloridas, todas podem fazer o cronograma capilar.

Isso porque os fatores externos como incidência solar, atrito entre o cabelo e as almofadas, excesso de oleosidade também danificam os fios de cabelos ao longo do tempo. E quando se realiza um cronograma capilar, você recupera a vitalidade dos seus cabelos de forma rápida e eficaz.

Após você iniciar o seu cronograma capilar, você irá em pouco tempo notar uma grande diferença em seu cabelo. As primeiras mudanças nos fios podem ser vistas já na segunda semana. E quanto mais você cuidar dos seus fios, mais bonitos, fortes e saudáveis o seu cabelo irá ficar.

Não esqueça de investir em bons produtos para que o seu cronograma realmente seja efetivo. Algumas máscaras não possuem os ativos em quantidades necessárias para os fios. Saiba escolher bem as máscaras de tratamento, para seu cronograma não ser prejudicado.

Como organizar o cronograma capilar?

Se você deseja realizar um cronograma capilar de forma certa, saiba que isso exigirá um pouco de investimento financeiro. Isso porque você deverá investir de maneira regular durante um tempo, ou seja, precisará ter produtos adequados para cada etapa do cronograma.

É justamente por isso, que você precisa criar uma organização para a execução de todas as etapas de seu cronograma capilar. Além da organização financeira, você deverá ter uma organização do seu tempo, pois exigem alguns procedimentos que duram mais do que outros.

Existem máscaras de tratamento que duram cerca de 3 a 5 minutos de ação. Outras exigem de 5 a 30 minutos. Quando unimos esse processo, junto com a lavagem dos fios, cada dia em que uma etapa do cronograma vá ocorrer pode variar de 30 a 90 minutos.

Além disso, existem as umectações, que podem ser feitas durante à noite, como já mencionamos. Você pode aplicar os óleos nos cabelos e com o auxílio de uma touca dormir e retirar apenas no outro dia.

É claro que são apenas sugestões, a melhor organização do horário é aquela que você consegue seguir de maneira regular, toda semana. Leve em conta os seus afazeres e seu tempo disponível.

Você já sabia como se faz o cronograma capilar? Caso tenha dúvidas, comente aqui embaixo para te ajudarmos!

Siga nossas Redes sociais:

Deixe um comentário

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.