Uma das etapas mais importantes de uma maquiagem é aplicação da base. Porém, muitos erros podem ser cometidos neste momento. Confira os 7 principais que você deve evitar!
Quem nunca comprou uma base no tom errado ou aplicou a quantidade errado de base, não é mesmo? Aplicar a base de maneira a deixa-la impecável pode acabar se tornando um trabalho muito difícil, e em vez de deixar a pele toda harmonizada, pode ter um efeito contrário.
Você compra o produto e logo pensa que é só aplicar e terá o efeito de pele perfeita, mas muitas vezes já começa errando o tom do produto.
A base tem a função de neutralizar a pele, deixando a cútis com um acabamento impecável, não só porque cobre manchas e imperfeições ou tiram o aspecto avermelhado, como também pode ter a função de diminuir o aspecto de oleosidade.
É um produto que não falta na bolsa e melhora muito a autoestima de algumas pessoas, porque maquiagem é muito mais que um produto aplicado no rosto, é uma maneira de devolver autoestima para quem não se sente bem por uma mancha ou algo que lhe incomoda bastante.
Por isso, hoje trouxemos os 7 erros mais comuns que você comete quando vai aplicar base, depois que você ler esse artigo, nunca mais irá errar e perceberá o quando o acabamento do produto ficará sensacional!
Conteúdo:
Não saber a cor de fundo do seu tom de pele
Pode parecer bobagem, mas isso é muito mais frequente do que parece: você não tem conhecimento do fundo do seu tom de pele e adquire um produto que deixa o seu rosto estranho quando aplicado.
Se a sua pele é morena ou negra, e você escolhe o subtom errado pode acabar ficando com o aspecto pálido ou acinzentado.
Quando for escolher a sua base, analise bem se ela condiz com a cor de fundo da sua pele.
Geralmente se descobre pelo tom das suas veias, se são em tons verdes ou marrons na luz natural, então o subtom da sua base é puxado para o quente, enquanto se as veias são azuis ou violetas quer dizer que o seu subtom é frio.
Outra dica é que você preste atenção a sua pele em contato com o sol, se você se bronzeia facilmente e fica com a pele dourada, opte por produtos com o subtom quente.
Se você pega sol e mesmo assim não consegue ficar bronzeada, então, seu subtom é frio, porque você fica vermelha, mas não bronzeia.
O seu subtom é neutro caso você pegue sol, se bronzeia e não fique vermelha.
Sensacional não é mesmo? Super fácil!
Escolher a textura do produto incorretamente
Você sabia que a textura da base influencia muito no resultado final?
É muito importante escolher um produto que funciona melhor para você, do contrário pode acabar marcando muito as linhas de expressão ou mesmo absorvendo demais a oleosidade da sua pele.
Por isso preste bastante atenção, pois no mercado há cada vez mais tipos de bases e com texturas variadas.
As bases em pó, que vieram com tudo a partir de 2019, por sua facilidade, ou o famoso pancake, é uma ótima opção se você tem a pele oleosa, pois evita que o produto escorra, absorve a oleosidade e deixa a pele sem aquele aspecto que parece mais gordura que brilho, sabe?
A base líquida, é muito fácil de aplicar e a sua duração é enorme! Se a sua pele é seca ou normal, você pode optar por a base líquida, porque não acumula nas linhas de expressão e ainda cobre as imperfeições, eu amo esse tipo de produto!
A base mousse, apesar de não ser usada por grande parte da população brasileira, é adequada para você que deseja um aspecto natural e suave a pele, por ter uma cobertura leve, pode ser usada em peles secas ou oleosas.
Uma vantagem do produto com textura em mousse é que é livre de óleos e tem uma absorvição muito rápida, deixando um acabamento encantador!
Há também as bases com texturas em creme, sua cobertura geralmente é alta e cobre a maioria das marcas, é indicada para o tipo de pele normal. Se você tem a pele oleosa, é melhor evitar, porque pode transferir, e make transferindo é triste, né? Enquanto que se for seca demais e você não hidratar bem e fizer os procedimentos corretos pode acabar deixando muito seca e craquelando.
Agora que você já sabe, poderá escolher a textura que mais se adequa a sua pele.
Não esperar os produtos da pré-make secarem
São tantos produtos na hora de fazer aquele preparo para a pele receber a maquiagem, não é mesmo? Sabonete, tônico, hidratante, primer, as vezes, produtos contendo glow, ou mesmo água termal.
Alguns erros no momento de aplicação da base podem fazer a sua produção ir por água abaixo! Por isso tenha sempre muito cuidado ao aplicar cada item desse processo.
Um dos maiores erros é aplicar a base logo após hidratar ou aplicar o primer. Talvez você não saiba, e esse pode ser um dos motivos que leva a sua base a não fixar na pele, mas a pele precisa de, pelo menos, um minuto para absorver o produto, portanto espere um tempinho para que a pele absorva o produto e deixe secar bem, antes de receber um novo cosmético.
É muito importante esperar o produto secar e ser absorvido na pele, afinal de contas quando você não espera o produto aderir à pele, e aplica a sua base com o seu rosto ainda úmido, a base pode acabar se unindo ao produto e se diluir, o que gera uma perda de propriedades que são originais da fórmula do produto e as consequências são várias.
Ao não esperar secar o hidratante, o primer, a bruma ou a água termal, produtos que vem antes da aplicação da base, a sua pele pode ficar com aquele aspecto de manchado, pode ocasionar uma cobertura de menor proporção ou mesmo que a durabilidade da sua maquiagem vá por água abaixo e comece a abrir rápido demais!
Mas eu já vi por aí tutoriais que ensinam a aplicar a base junto ao hidratante, fazendo um tipo de misturinha, então é errado?
Realmente há esse tipo de situação, mas saiba que você aplica ambos como uma misturinha, juntos, simultaneamente, quando tem a intenção de deixar aquela ‘base reboco” com uma cobertura mais leve, ou ainda quando erra no tom da sua base e quer clarear mais um pouquinho o tom do seu cosmético. E não vai manchar, justamente, porque foram aplicados de maneira uniforme.
Uma dica é que você procure produtos livre de óleos, pois ajuda a make a fixar mais, contudo se a sua pele for muito seca, procure produtos com óleo na sua formula.
Errar na quantidade de base aplicada
Quem nunca passou base em excesso ou menos do que deveria não sabe a aflição que é errar a quantidade da base aplicada sobre rosto.
Acontece e todos já cometeram esse erro pelo menos uma vez na produção, não é mesmo?
Quando começamos no universo da maquiagem, ninguém nos ensina qual a quantidade correta de produto que deve ser aplicada no rosto.
Por isso muita atenção quando for aplicar, observe bem qual o tipo de cobertura você deseja e o qual a quantidade é mais indicada para o sua pele e a finalização da make que você deseja.
Por exemplo, se você quer uma make mais leve ou pesada, qual a ocasião ou tipo de maquiagem desejada.
Mas realmente existe quantidade certa para aplicar a base?
Não é que exista uma quantidade “x” que seja a mais indicada, mas há uma quantidade que vai deixar a sua produção com um ar muito melhor e sem pesar demais ou ficar aparentando que não tem nada no rosto.
Além disso, ao tomar esses cuidados, você evita que a maquiagem comece a abrir facilmente ou ficar parecendo que você está com o rosto “engessado” demais.
Quando você aplica a base na quantidade insuficiente o resultado é sempre ruim: ou ela começa a abrir em certos pontos do rosto, ou logo de cara já não fica com aquela cobertura que é indicada no rótulo do produto.
Isso acontece quando você coloca pouca quantidade e vai espalhando no rosto como se o produto não tivesse fim. Quando perceber, o resultado foi uma cobertura que pareceu mais uma fina película de disfarce de imperfeições.
Por isso, nada de passar base em menor quantidade do que deveria (mesmo quando você quiser economizar o produto!).
Por outro lado, se aplicar em excesso também haverá efeitos indesejados, como uma aparência muito artificial, além de causar acúmulo de produtos em regiões do rosto (especialmente nas linhas de expressão).
Para evitar isso, misture bem o produto com a ajuda de uma esponjinha, porque ela vai suavizar o acabamento da maquiagem, deixando mais natural.
Outra dica se você exagerou na quantidade é que você use uma esponjinha seca mesmo, pois vai sugar um pouco do produto.
Quando estiver passando a esponjinha no rosto, lembre-se sempre de passar dando leves batidinhas. Quanto mais você passar a esponjinha dando batidinhas, mais você vai conseguir espalhar o cosmético que ficou em excesso no seu rosto, diminuindo o acabamento pesado.
Outra maneira de diminuir mais a aparência do reboco é aplicar menor quantidade de corretivo, prefira um produto com a fórmula mais leve, há produtos de ótima qualidade com um acabamento mais leve e que consegue iluminar onde for necessário.
Em último caso opte por um pó translucido, pois esse suaviza ainda mais o aspecto da maquiagem, como ele é leve, fino e não acrescenta cor a pele, é muito indicado para deixar um efeito leve a maquiagem, sem exagerar tanto.
Aplicar a base arrastando
É muito comum sair por aí aplicando base no rosto espalhando, mas essa maneira não é a mais indicada.
O movimento de vai e vem ao espalhar arrastando faz com que você acabe retirando o produto da pele e deixando aparente algumas marcas.
Aplicar a base corretamente é necessário para conseguir uma finalização perfeita, e a técnica mais indicada é dando leve batidinhas, porque isso faz com que a base penetre na pele, trazendo uma cobertura homogênea e mais uniforme.
Aplique na direção de cima para baixo e de dentro para fora, você pode aplicar o produto com uma esponjinha umedecida ou mesmo com um pincel, os duos fiber são os mais indicados, por conta da dualidade das cerdas.
Não fazer a preparação da pele
Você pode achar que preparar a sua pele para receber os produtos para fazer a sua make é bobagem, mas saiba que é muito importante preparar bem a sua pele para receber os cosméticos, pois quanto mais a sua pele estiver saudável, melhor será para fazer a maquiagem durar mais tempo e fixar melhor na sua pele, com um aspecto mais homogêneo.
Por isso, sempre limpe a pele, tonifique, hidrate e aplique o protetor solar. Higienizar bem a sua pele é importante para eliminar as impurezas e remover o excesso de oleosidade.
Escolha os produtos de acordo com o seu tipo de pele, e mesmo a sua pele sendo oleosa, procure hidratar com produtos livre de óleos.
Hidratar a pele é essencial, pois a falta de hidratação pode deixar a pele com um aspecto maltratado, acarretando uma produção maior de oleosidade e quando você aplicar os cosméticos da maquiagem, ela craquelar totalmente.
Porque como a sua pele está sem hidratação, ela sugará a água que contém nos produtos para si e fará com que a maquiagem comece a craquelar.
Utilizar o primer também é indispensável, pois assim você vai deixar a sua pele com uma leve proteção fina, para receber os produtos da maquiagem. O primer tem várias funções, ele funciona como uma película entre a pele e a maquiagem.
Entre as funções do primer estão a de suavizar a pele, diminuir as linhas de expressão ou fechar os poros. Ele é um querido amigo que lhe ajuda a deixar a pele mais preparada.
Por isso não esqueça de sempre ter atenção na preparação da sua pele, nada de pular esse passo muito importante! É ideal que você faça uma preparação de pele, depois que acrescentar esse processo irá perceber o quanto a sua pele reage de uma forma mais saudável.
Aplicar a base com força
Você pode até achar isso uma tremenda bobagem, mas já vi muitas pessoas aplicando a base com tanta força que parecia que ia machucar a pele do rosto.
Maquiagem é leveza, cuidado, não precisa ficar achando que quando mais força você colocar no momento da aplicação, melhor será o resultado, porque não é assim que acontece.
O recomendado é sempre aplicar com suavidade, pois assim a base adere melhor a sua pele e não machuca o seu rosto.
No artigo de hoje abordamos 7 erros mais comuns na aplicação de base, são erros que acabamos cometendo sem perceber, mas que ao prestarmos atenção e corrigirmos faz total diferença no resultado final da sua produção.
Observe bem cada um dos erros para não cometê-los novamente. Como eu sempre digo, quando mais você se dedicar, mais você aperfeiçoa a sua técnica e vai desenvolvendo melhor a maquiagem que combina com o seu tipo e formato de rosto.
Formada em psicologia, apaixonada por tendências, perfume e cosméticos. E que ama dividir e compartilhar dicas e conhecimentos sobre esse planeta que é tão neon.