O pó estourou no flash? A maquiagem abriu quando você aplicou o pó? São acontecimentos rotineiros, principalmente, na vida de iniciantes nesse mundo, hoje abordaremos alguns erros bastante comuns na aplicação de pó facial.
Este é um dos produtos que não podem faltar na preparação de uma maquiagem, não só porque diminui a oleosidade do rosto, mas também porque deixa a maquiagem com um aspecto mais aveludado e opaco.
Contudo, ainda há quem erre na hora da aplicação desse produto e você sabe, que qualquer dosagem errada ou uma aplicação de maneira equivocada, pode fazer com que esse queridinho, se tornar um grande vilão da make, né?
O produto pode marcar demais, deixando aquele aspecto de pele envelhecida ou estourar no flash e você ficar aparentando ter pintado o rosto de branco, um fiasco, não é mesmo?
A principal função do pó fácil é evitar que a maquiagem fique com aquele aspecto brilhante demais, como também, ajudar na fixação da maquiagem.
Com o passar dos anos a indústria da beleza desenvolveu cada vez mais novos produtos, de forma que você pode escolher qual a função principal do produto que adquire, desde aqueles que tem um toque mais sedoso, até aqueles sendo produzidos para disfarçar melhor os poros e não marcar as linhas de expressão.
Por isso hoje trouxemos esse artigo, onde você vai descobrir os enganos mais comuns na aplicação de pó fácil, saiba que depois que você ler esse artigo vai perceber que detalhes fazem toda diferença na composição da sua maquiagem.
Leia até o final para não perder nenhum detalhe!
Conteúdo:
1. Utilizar o pincel errado
Você sabia que no momento em que você retoca o pó, é muito importante ter cuidado e saber escolher bem qual produto utilizará para aplicar o pó facial nesse momento?
Sim, é extremamente essencial porque caso você não o aplique corretamente esse poderá acabar acumulando em áreas que deixarão um aspecto de pele esticada e depois voltou ao normal marcando demais o produto.
Por isso se for optar por pincéis, um pincel menor e com cerdas mais leves é o mais indicado, assim na hora da aplicação não ficará exagerado.
Ao utilizar a esponjinha ou um pincel um pouco menor para retocar a maquiagem, você não depositará uma quantidade maior de produto e evitará que a pele fique com aspecto de pesada em algumas regiões e em outras não.
Uma dica é que você aplique o produto em batidinhas, nada de sair por aí arrastando, já sabe que isso pode gerar um fiasco na make, né?
Ainda mais quando o assunto é retocar! Todo o cuidado para não estragar a beleza que você passou horas deixando pronta!
2 – Comprar a cor errada do pó
É muito comum errar o tom de pó fácil ou de base, mas você sabia que isso pode encadear um efeito nada desejado para a finalização da sua make?
Apesar de não tratar diretamente sobre a aplicação de pó facial, esse tópico, trata de um assunto que não pode deixar de ser abordado, porque ainda é um erro muito comum e você pode evitar um jeito muito mais fácil do que imagina.
A dica é que antes de você adquirir o produto, teste o mesmo em regiões como o colo e o queixo, e caso esse desapareça nessa região, essa é a cor mais indicada para você, ou pelo menos, uma que fique bem próxima a desaparecer.
A Taís Andrade fez um vídeo maravilhoso para te ajudar:
Por que eu digo isso de, pelo menos, uma que fique mais próxima de desaparecer? É difícil realmente encontrar um produto que seja exatamente da cor do nosso tom de pele, idêntico, sabe?
Por isso você pode misturar mais de um tom.
Uma dica é que você compre o produto se baseando na cor da sua base, pois quanto mais parecidos forem, melhor ficará o resultado e não pesará tanto o aspecto na make.
3 – Aplicar pó de maneira exagerada ao selar o corretivo
Se você está por dentro das técnicas de maquiagem, já percebeu que o pó, é muito utilizado para selar a região onde é aplicado o corretivo, logo abaixo dos olhos, deixando assim uma pele sem aspecto oleoso e melhor corrigida.
Hoje em dia os pós soltos, são os mais utilizados para preencher essas áreas, porque deixa um aspecto menos exagerado.
Cuidado quando for aplicar os produtos nessa região, principalmente porque ao exagerar o rosto pode ficar mais branco nas fotos ou até mesmo acumular nas linhas de expressão e acentuar ainda mais as suas olheiras, e não é isso que queremos, não é mesmo?
Você já aplicou alguma vez o pó em excesso nessa região e ficou parecendo que sua pele estava com o aspecto envelhecido não é mesmo?
Ou aplicou pó demais, tentou consertar e a maquiagem abriu todinha, né?
Evite passar muito produto, pois a região abaixo dos olhos é muito sensível, uma dica é que você utilize a esponja de queijinho, pelo menos para mim, o efeito ao aplicar o pó nessa região é bem melhor, porque consegue abranger a área próxima ao canto interno dos olhos.
Agora se você prefere utilizar pincel para aplicar pó, antes de aplicar o produto no rosto, dê leve batidinhas no pincel, e depois aplique o produto no rosto.
Esfume bem para que não acumule e arrase por aí, com seu rosto lindo, aveludado e selado!
4 – Aplicar muito pó sobre a base
Algumas vezes, acabamos aplicando pó compacto demais e tira totalmente o aspecto de make aveludada, deixando um reboco exagerado demais, ainda mais se errarmos o tom da base.
Quando você aplica uma grande quantidade do produto, acaba acentuando zonas de maior acúmulo, como abaixo dos olhos, onde os poros são mais acentuados ou na região da testa.
Por mais que você queira deixar a sua pele com um aspecto sequinho, você não pode pesar na hora de aplicar o pó sobre a base.
Utilize uma fina camada do produto, até perceber que a pele está matificada, mas sem deixar um aspecto muito engessado.
A Renata Santii falou também sobre isso:
Se você já aplicou o pó exageradamente e agora quer corrigir esse erro, uma dica é que você aplique um pouco de bruma após a aplicação do pó compacto, pois isso diminuirá o aspecto de pó no rosto e devolverá um pouco de glow a pele.
Cuidado ao aplicar a bruma, siga todas as instruções, principalmente da distância mínima de aplicação, para não causar nenhum efeito indesejado, como, por exemplo, a maquiagem abrir todinha! Seria um fiasco!
Você pode aplicar o pó nas áreas de iluminação em um tom mais claro, e depois varrer o produto no tom mais próximo ao da sua pele. Geralmente com a técnica dos contornos na região abaixo dos olhos se utiliza um produto um pouco mais claro que realmente o tom da sua pele, cuidado!
Produtos com sílica tendem a estourar no flash.
5 – Matificar demais o nariz
O nariz é uma região bastante oleosa do rosto, geralmente, é onde a maquiagem abre primeiro ou fica com aquele aspecto craquelado.
Apesar que a sua intenção seja deixar essa região bem matificada de modo a evitar aquele aspecto oleoso, tenha cuidado ao aplicar o pó facial nessa região,
Ao exagerar pode criar nuances no momento que o flash da câmera disparar e deixar aquele aspecto de nariz com muito produto e sem forma, horrível, né?
O exagero do produto nessa região, pode tirar totalmente o contorno que você lutou para criar e ainda acarretar um aspecto envelhecido ou mesmo, achatar a região do nariz.
Uma dica é que você aplique um pouco de pó no centro do nariz, no ossinho do meio, e aos lados, nunca passando por cima de onde você aplicou o contorno mais escuro.
Evite exagerar na aplicação de muito produto. Aplique pouco produto, esfume, espalhe bem, para evitar que fique aquele aspecto de pele pesada e oleosa.
6 – Aplicar o produto na direção errada
O pó facial é utilizado para acabar a make com chave de ouro, mas você sabia que a maneira como aplica o produto tem total diferença no resultado final? Sim, quando você aplica o produto corretamente tira o aspecto artificial e carregado, que pode vir a ficar.
Procure aplicar o produto nas áreas mais oleosas do rosto, como na testa, nas laterais do nariz ou centro do rosto.
Aplique o produto no centro do rosto, com movimentos suaves, sempre em direção as extremidades faciais (de dentro para fora), isso vai garantir um resultado mais uniforme a maquiagem.
A Lu Ferraes, uma blogueira famosa, fez este vídeo para te ajudar:
Após aplicar o produto na região do centro do rosto, vá esfumado e levando para fora, uma dica é que reforce a cobertura em regiões onde há tendencia de ter mais oleosidade, como acima do lábio superior, nas maçãs do rosto, ou mesmo abaixo das sobrancelhas e na área da testa.
Aplique tudo com muito cuidado, para conseguir um resultado final excelente.
Lembre-se de nunca passar o pó facial no tom da sua pele, ou o mais claro, em cima do contorno que você fez para que não fique acinzentado.
Uma dica extra é que você aplique o produto de cima para baixo, sempre em movimentos leves e suaves.
7 – Utilizar pó bronzeador com muitas partículas de brilho ou de maneira exagerada
Há uma enorme variedade de contornos e bronzeadores em pó, por isso muito cuidado ao aplicá-los sobre o seu rosto.
Depois que as Kardashians, trouxeram com força a tendência de contornos, esse modo de maquiagem se espalhou de maneira que se tornou uma das técnicas queridinhas no universo da maquiagem.
Contudo, o exagero pode fazer o contorno ficar desenhado de maneira excessiva, ou mesmo acabar com um efeito acinzentado.
Tenha bastante cuidado ao aplicar o pó de contorno, utilize um pouco de papel toalha se aplicou em excesso o pó, mas sem arrastar, apenas vá dando leves batidinhas para diminuir o aspecto exagerado.
Os pós bronzeadores, também devem ter muito a nossa atenção, porque são produtos com um efeito encantador que ganham cada vez mais o coração do mundo das maquiadoras.
O principal objetivo é deixar aquele aspecto de quem acabou de chegar de férias e passou um longo período sobre o sol do Havaí, hahaha, uma beleza, não é mesmo?
O erro de iniciante na maquiagem que você pode cometer ao utiliza-lo e deixar a maquiagem com um aspecto feio, é usar um produto com muitas partículas de brilho, porque o efeito brilhante, pode acabar aparentando maior oleosidade na região onde você o aplicou.
Observe, ainda, qual o pó bronzeador, é mais indicado para uso durante o dia e pela noite.
Gostou das dicas? Agora é só sair por aí arrasando muito na sua maquiagem. Os erros mais comuns que foram abordados nesse artigo, realmente fazem parte do cotidiano, as vezes na pressa, acabamos cometendo esses erros e ficamos tristes, porque fizemos toda uma produção e ao final acabou desencadeando um aspecto pesado e engessado.
Mas calma, tudo tem solução, e com um pouco de atenção e cuidado, seguindo as dicas que demos nesse artigo, você vai arrasar na finalização da sua maquiagem com pó fácil, escolhendo o que melhor se adequa para o seu tipo de pele e utilizando técnicas que evitem aquele aspecto envelhecido e craquelado.
Ninguém quer sair por aí parecendo um boneco de gesso ou com o aspecto de pele envelhecida, não é mesmo?
Formada em psicologia, apaixonada por tendências, perfume e cosméticos. E que ama dividir e compartilhar dicas e conhecimentos sobre esse planeta que é tão neon.